Vamos falar do tema da retirada das fraldas. Então quando se deve retirar as fraldas? Ainda é das questões que mais ouço falar entre mães.
Mas será que existe uma idade ideal para começarmos a retirar as fraldas? Bem, na minha opiniao não.
Cada criança tem um desenvolvimento e maturidade diferente.
E por isso mesmo devemos estar atentos alguns sinais antes de iniciar todo este processo.
O Martim assim que fez os dois anos, eu achei que era seria a altura ideial para iniciar esta aventura, comecei por comprar o redutor, roupa, cuecas. Todo um enxoval para esta nova fase.
Ver também artigo roupa leve e confortável para crianças aqui!
Assim que comecei percebi que o Martim não tinha maturidade suficiente para iniciar esta aventura.
Martim não percebia sequer que estava a fazer xixi, chorava quando fazia xixi, pedia para por a fralda.
Nessa altura percebi, que a minha ansiedade era tanta que acabei por prejudica-lo, porque no fundo não era o momento certo para o Martim.
Não sei se fiz a escolha certa ou não mas parei o processo por uns tempos, até porque na escola também me alertaram que não era o melhor momento.
Agora após alguns meses decidi recomeçar esta aventura, com uma atitude diferente, sem pressas. Começo por levar o Martim a sanita quando acorda, após as refeições e antes de ir deitar. São os momentos que considero mais importantes.
Quando saímos ainda leva a fralde. Este processo será gradual e sem pressas.
Já levei um saco para a escola
Com muitos calções, cuecas com bonequinhos, uns crocs para estarmos em simultâneo a iniciar o desfralde.
Esta altura acaba por ser mais fácil, a nível de logística, porque as crianças podem andar sem calções, apenas de cueca, usar uns crocs por exemplo, e é bem mais fácil de conseguirmos também em casa tratar das inúmeras mudas de roupa que vamos ter todos os dias para lavar .
Quando meto o Martim na sanita
Dou lhe uma história ou um brinquedo para o entreter um bocadinho, faço uma grande festa quando ele faz xixi, deixo limpar o rabinho com papel higiénico e faço questão de estar presente, nunca o deixo sozinho.
Sei que ainda temos um longo caminho pela frente, mas acho que desta forma mais descontraída chegaremos longe!
A melhor compra que fiz para este pocesso foi, sem dúvida, o redutor de sanita com escadinhas, que também ajuda a trabalhar autonomia da criança. Deixo aqui (https://amzn.to/2C6OhsT) o redutor que comprei e recomendo!
E para vocês quando se deve retirar as fraldas? Tem dicas de desfralde para partilhar comigo?
The Comments
Anónimo
Olá ? em primeiro lugar quero dar os Parabéns pelo blog mas sobretudo pela linda família? queria partilhar o meu testemunho porque estamos neste momento nessa fase… o meu filho tem 2 anos e 4 meses e há 1 mês que começamos esta aventura juntamente com a creche. E não tem sido nada fácil… na creche as coisas correm melhor porque estão todos a passar o mesmo processo e vão em conjunto ao wc, no entanto ainda há muitos acidentes porque ele não pede antes de fazer o xixi e o cocó. Avisa quando ja o fez. Em casa tem sido uma luta entre nós e já é um fator de stress. Ele recusa sentar no bacio e acaba por fazer no chão por teimosia. Há dias que correm melhor e que se festeja as pequenas vitórias mas outros que não acertamos o passo… esta semana vamos tentar com o redutor de sanita para ver se o atrai mais e vai pedindo… enfim, espero que as coisas corram melhor porque sinceramente tem dias que é frustrante e desanimador… mas cada dia é um novo recomeço e sei que tenho que lhe dar espaço e aceitar o tempo dele que nem sempre é igual à nossa vontade!!
Mãe do Martim
Realmente ao inicio não é fácil, mas com o tempo eles vão entrando no esquema. O conselho que lhe posso dar é dê o exemplo. Sente-se com ele no wc e finga que faz xixi, foi um conselho do nosso pediatra e tem dado resultado.
Também constumo dar um livro para ele se entreter enquanto está na sanita. FaçO uma grande festa sempre que ele faz xixi. Esta é a nossa segunda tentativa e agora sim está a dar resultado.
Da primeira vez percebi que não era altura certa para o Martim. Também é importante respeitar o tempo deles.
Quando e como fazer a transição do berço para a cama? - Mãe do Martim
[…] Artigo sobre a retirada da fralda aqui. […]