Quando Martim fez dois anos, foi lhe diagnosticada anorexia fisiológica.
Até aqui, o Martim era uma criança que comia muito bem, desde a sopa, ao sólidos e até fruta. Antes de ir para a cama ainda bebia o seu leitinho.
Era maravilhoso neste aspeto! Mas com o segundo aniversário tudo mudou!
Deixo vos aqui a festa de aniversário dos 2 anos do pequeno.
Ao início, ainda pensamos que poderia estar associado ao romper de algum dentinho, alguma dor que desconhecíamos, alguma indisposição.
Mas os dias passam e o Martim continuava na mesma.
Chegamos a conclusão que o Martim está a passar pela denominada anorexia fisiológica (não confundir com anorexia nervosa, uma doença do comportamento alimentar).
No caso particular das crianças no 2º ano de vida, a anorexia é fisiológica, ou seja, tem razões fisiológicas e como tal é normal.
Entre o primeiro e o terceiro ano de vida, as crianças experimentam um crescimento muito rápido, em peso e altura, que abranda por volta dos dois anos. Durante este período, as necessidades nutricionais adaptam-se ao ritmo de desenvolvimento dos bebés, existindo por isso uma natural diminuição do apetite.
Nestes casos, os especialistas aconselham a não forçar a criança a comer mais do que a quantidade pela qual a criança manifesta interesse ou vontade.
O que devemos fazer?
-Não cair no erro de dar compensações ou recompensas. “Se comeres a carne, dou te um chupa”.
-Envolver as crianças na preparação das refeições.
– Elogiar a criança sempre que esta demonstra vontade ou interesse em experimentar um prato/ingrediente novo.
-Não permitir que vá petiscando no intervalo das refeições.
– Manter a rotina do horário das refeições. A hora da refeição deve ser partilhada em família, todos sentados na mesma mesa.
– Evitar distrações durante as refeições, evitar os tablets, a televisão.
Podem utilizar um livro por exemplo (deixo aqui uma sugestão https://amzn.to/2C6WpJZ).
No caso do Martim nestes últimos dias tem tido altos e baixos, refeições que come tudo e repete, como refeições que se recusa a comer tudo.
É uma fase definitivamente complicada, mas o importante é respeitar esta nova fase que faz parte do desenvolvimento e manter a calma.
Podem ler mais sobre este assunto aqui.
Já passaram por esta fase? Conheciam o termo anorexia fisiológica?
The Comments
Xica Maria
Quando li o título do post pensei logo na anorexia fisiológica. Acho que é mesmo uma fase e não podemos desesperar com isso. Dar sempre comida saudável!
Um beijinho e muita paciência!
http://ourpicturingdays.blogspot.com
Mãe do Martim
É verdade. É uma fase menos boa, mas pensamento positive. Cá por casa já ultrapassamos… mas realmente é preciso muita paciencia. Beijinhos
Como Identificar a fome emocional? - Mãe do Martim
[…] Se quiserem ler sobre anorexia fisiológica, clica aqui! […]