Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mãe do Martim

Viagem de carro Lisboa-França

Viagem de carro Lisboa-França

 

 

 

 

Viagem de carro Lisboa -França.

Já cerca de um ano que tínhamos esta viagem de carro programada. Porque de carro e não de avião? Bem, a nossa ideia era mesmo ter uma nova experiência.

À partida, sabíamos que com  o Martim ia ser mais complicado, mas com algumas estratégias e muitas dicas que recebemos, achamos que era possível, sem por em risco o bem estar do pequeno. Antes da viagem também falamos com o pediatra do Martim que nos deu algumas dicas em relação a viagem, principalmente tendo em conta a idade do Martim.

 

Em primeiro lugar, começamos por traçar uma rota, em conjunto com meu irmão que é emigrante em França e já fez milhares de viagens de carro. Para além da rota, decidimos que íamos fazer uma paragem mais longa para dormir em Espanha.

O meu irmão por exemplo, não tem por hábito parar descansar, apenas faz pequenas paragens para descansar, mas no nosso caso achamos que seria muito duro.

Para terem uma ideia, de Lisboa a Espanha (Vitória) são cerca de 900km, cerca de 9horas sem paragens. No entanto com pequenas paragens ao longo do percurso são 12horas.

É uma viagem dura, principalmente quando se apanha temperaturas tão altas como apanhamos no caminho.

O Martim foi praticamente a viagem toda só de fralda, com bastante protector solar e sempre que possível dava lhe agua e frutas de forma a mantê- lo hidratado.

 

Parámos várias vezes, em áreas de serviço para comer, para ir a casa de banho e também para o Martim se distrair um bocadinho. As áreas de serviço em Espanha quase todas ficam fora da auto-estrada, portanto perdemos sempre algum tempo no desvio, sem falar que não se encontra nada de jeito para comer!

Durante a maior parte do tempo, fui a brincar com Martim, fizemos jogos no tablet, brincamos com carinhos e também vimos alguns filmes.

Já quase na chegada ao hotel em Espanha, o Martim começou a ficar muito irrequieto e tornou-se bem mais difícil de o entreter com o que quer que fosse.

A noite no hotel foi tranquila, a parte menos positiva é que não tínhamos nada por perto para visitar, mas o cansaço também era tanto que só queríamos dormir.

No dia seguinte saímos cedo, foram cerca de 700km de viagem, mais uma tantas horas até França.

Assim que entramos em França, já sentimos um alívio que estamos a chegar e tudo correu bem.

 

No geral é a viagem de carro Lisboa-França é muito cansativa, ainda mais para os pequenos, são muitas horas de viagem e as paragens que fazemos não são suficientes para descansar.

O Martim andou dois dias com febre, que segundo o que nos informaram, acontecesse muito com crianças que fazem este tipo de viagens, o facto de mudar a rotina, o clima, o tempo de viagem, tudo isto pode levar a que se sintam mais frágeis.

 

Vamos fazer a viagem de volta para Portugal novamente, mas em breve não voltarei a fazer uma viagem tao longa de carro.

Tem muitos pontos positivos sem dúvida, como levarem tudo o que nos apetece, estamos livres para andar por onde queremos, sem necessidade de andar de transportes, mas com crianças é muito difícil este tipo de viagem.

 

Principais dicas que vos posso dar, atendendo a minha experiência:

  • Ar-condicionado virado para cima (garrafa de água aberta para ajudar evaporar);
  • Alimentação ( optar por pequenas refeições ao longo da viagem) no caso do Martim, muita fruta, agua, bolachas, iogurtes;
  •  Paragem para dormir num hotel/hostel;
  • Uma mochila só com o necessário para a noite no hotel (evitam de retirar malas todas do carro;
  • Muitas moedas para pagar as portagens em Espanha e França, sendo mais frequente o pagamento em maquinas automáticas;
  • Kit primeiros socorros (principalmente para os mais pequenos);
  • Atenção a velocidade limite em Espanha e França;
  • Não esquecer documentos de identificação das crianças.

 

Já fizeram alguma viagem de carro Lisboa-França? Ou alguma viagem mais longa de carro?

Mais sobre mim

Subscreve a newsletter

* indicates required

Blogs de Portugal

blogs de portugal

Google Analytics